Glossário do Marketing Digital

Conheça o significado dos termos mais utilizados e veja se você realmente entende do assunto.

Seja você um empresário, profissional da área de marketing, estudante ou curioso, o fato é sempre o mesmo: assim que começa a pesquisar sobre marketing digital você se depara com diversos termos nunca vistos antes. E para ajudar você, criamos o Glossário do Marketing Digital.

Inbound Marketing, Adwords, anúncios pagos, taxa de entrega, leads, personas, links patrocinados, funil de vendas, jornada de compra, frequência de postagem, entre tantos outros. Mas não se assuste: este artigo é exatamente para esclarecer suas dúvidas. Tentaremos atualizá-lo sempre que surgirem novos termos. Ou seja, em se tratando de tecnologia, na velocidade da luz.

Portanto, se estiver navegando pelos mares da internet e trombar com um termo relacionado à nossa área que nunca viu antes, já sabe: acesse novamente nosso glossário do marketing digital.

Glossário do Marketing Digital: a lista com os termos mais usados

Anúncios Pagos: assim como nas plataformas tradicionais, os canais de mídia digital também vendem espaços para quem quiser anunciar. Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Google, entre muitos outros. O que muda é que os canais digitais possuem métricas de análise e segmentação muito avançadas que permitem que, se bem planejados, seus anúncios sejam exibidos exatamente para as pessoas que têm interesse no seu produto ou serviço.

Automação de Marketing: uso de ferramentas para automatizar processos e ações, minimizar trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações de marketing digital. Essas ferramentas são fundamentais para nutrir e avançar os leads até o momento da compra. Você pode optar por ferramentas específicas para cada etapa do processo, ou por uma mais completa que englobe tudo.

Blog: assim como diários, a maior característica do blog é sua frequência de atualização. São páginas na web nas quais pessoas ou empresas compartilham conteúdos sobre diversos assuntos. É uma ferramenta importantíssima para o marketing digital, pois serve de base para a divulgação de conteúdos relevantes para possíveis clientes das empresas.

Cadência de postagem: uma das questões mais importantes do marketing digital é a regularidade das ações. E para isso, você precisa manter uma cadência. Seja em um blog, nas redes sociais, YouTube, entre outros canais, é fundamental educar seu público sobre sua cadência de postagem. Exemplo: todas as segundas têm vídeo novo no canal, todas as quartas publico um artigo no blog, todas terças e quintas posto nas redes sociais, e assim por diante.

E-book: quando os livros impressos começaram a ganhar versões digitais, o termo “E-book” foi criado como abreviação de Electronic Book. Devido à flexibilidade do formato, começou a ser muito utilizado nas estratégias de captação de leads como moeda de troca por informações de contato dos leitores.

E-mail marketing: muito mal utilizado pelas empresas ao longo do tempo, o e-mail marketing se tornou um dos canais digitais mais odiado pelas pessoas. Mas com o conteúdo adequado e permissão do usuário para recebimento, se torna uma das grandes ferramentas do marketing digital. O e-mail é um canal de relacionamento direto que facilita a troca de conteúdo relevante com o usuário. É flexível, personalizável e pode ser automatizado.

Fontes de tráfego: são os “lugares” de onde as pessoas vieram para acessar o seu site. E no marketing digital é muito importante entender e analisar essa questão, para saber qual canal está dando melhor resultado e levando mais pessoas para o seu site. O tráfego pode vir de diversas fontes: ferramentas de busca, tráfego direto, mídias sociais, tráfego por referência, links pagos, entre outras.

Funil de vendas: é uma técnica utilizada para representar as etapas que seu potencial cliente percorre desde o início do relacionamento com a sua empresa até o fechamento da compra. Conhecido também como Pipeline, o funil de vendas normalmente é dividido em 3 fases: topo de funil, meio de funil e fundo de funil. Você também pode se deparar com as seguintes nomenclaturas, mas não se assuste pois referem-se à mesma coisa: “ToFu – Top of the Funnel”, “MoFu – Middle of the Funnel” e “BoFu – Bottom of the Funnel”.

Gerenciamento de redes sociais: refere-se a todo processo envolvido para extrair o melhor resultado de uma rede social: definição de público-alvo e estratégias, planejamento de conteúdo, frequência de postagens, publicações, análise de crescimento e engajamento, criação de anúncios pagos, análise de resultados, entre outros.

Google Ads: antigo Google Adwords, é a plataforma para criação de anúncios do Google. Nela, é possível criar diversos tipos de campanhas, para diversos tipos de objetivos.

Inbound Marketing: conhecido também como marketing de atração, o Inbound Marketing pode ser entendido como o conjunto de estratégias que busca atrair, converter e se relacionar com possíveis clientes, através de conteúdos relevantes. Com essas estratégias, a empresa não vai atrás dos possíveis clientes e sim, utiliza ferramentas digitais para atrai-los e ser encontrada.
Landing Pages: são páginas de aterrissagem com ofertas diversas para captação de leads.

Lead: é todo possível cliente que forneceu suas informações de contato em troca de alguma oferta da sua empresa (recebimento de newsletter, download de e-book, estudos de caso, consultoria gratuita, entre outras). Como esse possível cliente demonstrou algum interesse pelo seu segmento, é importante manter um relacionamento com ele até o momento em que seja oportuno oferecer seu produto ou serviço.

Link patrocinado: é um formato de anúncio pago que tem por objetivo fazer com que o usuário clique no link anunciado. Pode ser encontrado em diversos lugares da internet como ferramentas de busca, sites variados, redes sociais, entre outros. Uma das ferramentas mais utilizadas atualmente é o Google Ads, que permite anunciar o link do seu site, por exemplo, fazendo com que ele seja exibido para quem realizar uma busca relacionada à sua empresa.

Marketing de conteúdo: estratégia utilizada para aumentar o relacionamento com públicos-alvo através da produção de conteúdos relevantes como artigos para blog, e-books, whitepapers, infográficos, estudos de caso, posts para redes sociais, entre outros, sem divulgar diretamente a marca. Através desses conteúdos, a empresa fornece dicas sobre determinado assunto, ajuda possíveis clientes a resolverem problemas, melhora o posicionamento nos sites de busca, e torna-se referência em sua área de atuação.

Palavra-chave: segundo o dicionário Houaiss, é a “palavra que traduz o sentido de um contexto ou que o torna claro e o identifica.” Para o marketing digital, é a base que fundamenta a construção de textos para a web. Estrategicamente falando, é preciso entender quais palavras-chave seu possível cliente digitará na hora de fazer uma busca, para assim construir seu conteúdo baseado nelas. Dessa forma, quando ele procurar por determinada palavra-chave no Google, por exemplo, os mecanismos de busca irão encontrar seu conteúdo e exibi-lo. Esse estudo das palavras-chave faz parte do processo de SEO (Search Engine Optimization).

Persona: é uma representação simulada do seu cliente ideal. Diferente de público-alvo, definido pela Resultados Digitais como o “recorte demográfico, socioeconômico e comportamental de um grupo”, a persona é construída a partir de características psicológicas e comportamentais de maneira mais humanizada e personalizada, levando em consideração suas experiências, objetivos, histórias, preocupações e motivações.

Planejamento de pauta: assim como em um jornal, que precisa de um direcionamento para definir quais matérias serão produzidas, o marketing digital focado em conteúdo também exige um exímio planejamento de pauta. É nesse momento que serão definidas as palavras-chave com base nas buscas dos possíveis clientes, temas relevantes, objetivos e estratégias.

Presença Digital: em um primeiro momento, poderíamos entender este termo apenas como a possibilidade de uma empresa poder ou não ser encontrada na internet. Ter um site, um perfil nas redes sociais, um local no Google… Mas ter presença digital é um conceito mais amplo. É a forma como uma empresa se posiciona digitalmente para ser relevante para seu público, confiável, presente, importante, entre outras características.

Público-alvo: conforme já falamos em nosso glossário do marketing digital, podemos entender público-alvo como um “recorte demográfico, socioeconômico e comportamental de um grupo” que possui determinadas características em comum, como por exemplo idade, sexo, profissão, estado civil, formação, gênero, região do país, hábitos de compra, interesses, entre outras.

SEO: abreviação para Search Engine Optimization, SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar sites, páginas da web e blogs. Através delas é possível melhorar o desempenho e posicionamento orgânico em sites de busca, aumentar o tráfego de usuários, alcançar scores mais altos em ferramentas do Google, além de ampliar a autoridade do seu site.

Taxa de entrega: é uma métrica utilizada em redes sociais para medir a quantidade de pessoas que recebe sua publicação no feed de notícias.

Web Analytics: conforme dissemos no artigo “O que é Marketing Digital”, sua grande vantagem sobre o tradicional é que nos proporciona ferramentas e métodos para avaliarmos resultados. E Web Analytics é o termo usado para o processo de coleta, medição e análise de dados, que nos permite ler e entender todas as informações geradas. Isso nos ajuda a tomar decisões mais assertivas, fazer otimizações, definir estratégias e alcançar um melhor resultado.

Lembre-se que este é um artigo em movimento e será constantemente atualizado. Portanto, sempre que precisar, acesse novamente este glossário do marketing digital e tire suas dúvidas. 😉

 

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